GUARANA 50G POTE
Guaraná (Paulinia cupana) é uma planta famosa mundialmente encontrada principalmente na selva amazônica. É praticamente idêntica à cafeína, cujos efeitos (e também os da guaranina) são bem conhecidos; incluem estímulo do sistema nervoso central, aumento da taxa metabólica, e tem um efeito diurético moderado. O guaraná é comumente chamado de cacau brasileiro. O guaraná é usado tradicionalmente para aumentar os níveis de energia. O guaraná é usado em refrescos ou refrigerantes com gás e bebidas energéticas, como ingrediente de chá de ervas ou em cápsulas. Geralmente, enquanto a América do Sul obtém a maioria de sua cafeína do guaraná. Como a guaranina é quimicamente equivalente à cafeína, o guaraná é de interesse por seus potenciais efeitos na cognição. Seu uso principal na Europa e América é contra a dor de cabeça, especialmente de natureza reumática. É um estimulante suave e útil quando o cérebro está irritado ou deprimido devido ao esforço mental, ou quando existe fadiga ou esgotamento causado por um clima quente. Tem a mesma composição química da cafeína, teína e cocaína, e a mesma ação fisiológica.
Beneficios:
- Combate a fadiga mental;
- Astenia muscular;
- Redução de edemas;
- Angina (por sua ação coronariana);
- Cefaléias;
- Dores musculares.
Toxicidade/Contraindicações
Recomenda-se não associar a outras drogas com xantinas (Café e Erva Mate, por exemplo), pois o efeito estimulante pode ser potencializado, e deve ser tomado de forma descontínua. Insônia, nervosismo, taquicardia, ansiedade, diarreia e irritação gástrica são efeitos secundários percebidos pela ingestão de Guaraná. O efeito excitante sobre o SNC pode em alguns casos simular quadros de crises de hipertiroidismo. É contraindicado em estados de ansiedade, hipertireoidismo, hipertensão arterial, arritmias, taquicardia, úlcera péptica ativa, gastrite e síndrome do cólon irritável.
Modo de usar:
Dissolver 0,5g a 2,0g em 200 mL de suco, água ou leite, 1 vez ao dia de manhã.
Referências Bibliográficas
ALONSO J. Tratado de Fitofármacos y Neutracéuticos, 1°ed, Argentina, 2004.
ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013
TESKE, M.; TRENTINI, A. M.M. Herbarium compêndio de fitoterapia. 3 ed. Curitiba, 1997.
A Farmacia MagistralNet foi fundada em 1981, pela farmacêutica Ângela Maria F. Lutz. É a pioneira na cidade de Matão e possui uma vasta linha de produtos dermocosméticos, emagrecedores, filtros solares entre outros. Seu foco é a saúde e o bem estar das pessoas. Venha nos conhecer !